Seguidores

Total de visualizações de página

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

ANTES DE INICIAR A PINTAR

ANTES DE INICIAR NA PINTURA LEIA ESTAS DICAS.


DICAS BÁSICAS PARA INICIANTES

  • Prepare uma tábua de mdf com cola permanente. Espalhe a cola de maneira uniforme com pincel ou espátula.  Deixe secar por uns 15 min, quando ela estiver mordente está pronta para uso. Não deve estar molhada, apenas grudando no dedo.
  • Escolha o motivo a ser pintado. Coloque o pano sobre o papel com o risco, se o desenho estiver bem marcado, você enxergará e poderá riscar com o auxílio de um lápis 6B.
  • Caso não consiga enxergar o desenho risque então com o auxílio do carbono. Use carbono comum usado em computadores, são os melhores, pois não mancham o pano.
  • Marque mais ou menos 4 dedos da barra do pano até o início do desenho. Use um pincel ou uma régua para medir as laterais e centralizar seu desenho.
  • Inicie na pintura por riscos mais simples, como maçãs, pêras, morangos.
  • Não existe poção mágica para pintura. O treino que fará você ficar muito bom no que faz. Como tudo o que se faz nesta vida. Caminhar, andar de bicicleta, dirigir.
  • Muito importante: Depois que você pintou seu motivo. Levante o pano da tábua com cuidado para não dobrar e manchar sua pintura. Pendure ou deixe repousando sobre a tábua, mas não deixe colado para não ficar com aquele grude da cola atrás.
  • As cores utilizadas são apenas sugestões, você pode usar outras tonalidades parecidas ou de sua preferência, pois na natureza temos muitas variações de tons de acordo com a incidência de luz no objeto.
  • O uso do clareador é opcional. Ele serve para retardar a secagem da tinta, e também para diluir para a tinta ficar com a tonalidade mais suave.

Cores básicas:
Tangerina, amarelo ouro, vermelho escarlate, laranja, branco, preto, lilás, marfim, marrom, amarelo cádmio, amarelo pele, siena natural, violeta cobalto, rosa escuro, azul marinho, verde oliva, verde oliva escuro, púrpura, sépia, azul caribe, vinho, rosa chá, caramelo, verde pistache, ocre ouro, cinza lunar, vermelho tomate.

Pincéis:
Keramik referência 321. Números 2, 6, 10, 12, 16 ou referência 121 com a mesma numeração.
Pincel ref. 301 número

Os pincéis da referência 121 tem uma numeração mais completa que vai até o 24. Tem o mesmo tipo de pelo da referência 321, mas eles tem as cerdas mais curtas. Auxiliam o trabalho de quem é acostumado com os pincéis de cerdas cortadas e lixadas. Usamos todos os pincéis da ref. 321 ou 121 naturalmente como eles vem.

Utilize um tanquinho específico para colocar água para lavar seus pincéis. Eles tem um compartimento com frisos no fundo que auxiliam na limpeza e retiram os resíduos de tinta dos pincéis. Coloque a água apenas pela metade do tanquinho, pois muita água vai atrapalhar no seu trabalho.
Seque bem o pincel antes de levá-lo até o pano novamente, pois quando a virola de metal fica com resto de água, esta água pode escorrer e manchar seu trabalho.

Sempre coloque a tinta na bandeja, pois se você pegar a tinta do potinho ou tampinha, não vai conseguir pegar a quantidade de tinta certa para fazer um bom trabalho nesta técnica.

Neste vídeo mostro mais detalhes.


Pintura em Tecido por Ariane Cerveira


MUITO OBRIGADA

8 comentários:

Marli disse...

Bela dica.
Obrigada,
Abraços,
Marli

eliza disse...

OI MIGUXA, SAIBA QUE SOU UMA GRANDE FÃ DO SEU TRABALHO.FICO ENCANTADA COM SUAS ROSAS E HORTÊNCIAS. OBRIGADA POR COMPARTILHAR ESSAS DICAS. BJUS

daniele dias disse...

ola ariane tudo bem
fiz uma compra de um dvd seu de rosas la no elo7,e gostaria que vc me passasse o numero do rastreio pra eu poder acompanhar a entrega
beijos e obrigada

lilarts disse...

Estou aprendendo muito c/ vc até mesmo o pincéis já revi ,tamben já estou seguindo o bog e participando do sorteio.DEUSSSSSSSSSSSSSS me ajuda ! BJS lilarts@ymail.com

Toninha Ferreira disse...

Olá,

Depois de quase duas semanas sumida estou de volta visitando o seu blog, vendo e lendo as novidades que postou. Filha andou doente e hospitalizada e por isso, não tive tempo de deixar o meu recadinho.

Minha dica de hoje pra vc é o seguinte:
Melhor lágrima caindo por ouvir verdade, do que um sorriso iludido por ouvir mentiras.

Abraços,
Toninha

Twitter: @toninhavr
http://cantinhodatoninha.blogspot.com.br/
http://toninha-ferreira.blogspot.com.br/
Fan Page Assunto de Mãe
Educar - O Primeiro Passo

Maria disse...

Ariane, gostei muito dos seus vídeos e gostaria de saber onde encontro riscos de Natal.

Ângela Melo disse...

Adorei seu blog, suas dicas me ajudam muito. Já sou sua seguidora. Quando puder visite o meu estou começando agora mas já tem muitas novidades. Se gostar me siga. Bjs




Ângela Melo disse...

Desculpe esqueci de deixar o endereço do blog é
http://www.dancadaslinhas.blogspot.com.br/